BLOG SOB RESPONSABILIDADE DE ELTON SANTOS, POSTAGEM DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CANGUÇU E REGIÃO

domingo, 24 de outubro de 2010

DIRETORIA DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOS DO FAXINAL

Presidente: SR UBIRAJARA



Produto caseiro produzido na Comunidade do Faxinal,

COMUNIDADE QUILOMBOLADO FAXINAL


Nesta sexta feira (22) aconteceu uma importante reunião no faxinal 3° distrito, na casa do SR Ubirajara, em torno de 50 pessoas participaram da reunião onde foi tratado de diversos assuntos, e o principal foi a  criação de uma Associação Remanescente de Quilombos, e posterior a eleição e posse da diretoria, após todos os presentes se auto-declararem quilombolas, com esta nova comunidade agora em Canguçu já são 10 comunidades remanescente de quilombos, participaram da reunião pela Secretaria de Cultura, Políticas de Desenvolvimento e Juventude Elton Santos e Josiane Moreira, pela Secretaria de Turismo Indústria e Comercio Jose Rutz, e Agente de desenvolvimento Regional Maica Tainara Prestes.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

AÇÕES do DEPARTAMENTO de ETNIAS

O Assessor Especial de Etnias Elton Santos, relatou ao blog ações do departamento de etnias Junto a Secretaria de Cultura e secretaria de assistência Social e sec. De agricultura, foram distribuídos as comunidades quilombolas mudas de figueira no projeto de geração de renda, também esta acontecendo nas comunidades o curso de pintura em tecidos, também as patrulhas agrícolas estão arando as terras dos quilombolas. Esta sendo finalizado o projeto minha casa, só faltando assinatura com a Caixa Econômica Federal, que atendera a 55 famílias. Também nesta sexta feira (22) acontecera no Faxinal uma reunião para a formação de mais uma comunidade quilombola. Ainda a Comunidade quilombola do Passo do Lourenço através do seu Presidente o Sr  Anilton e articulação do Departamento de Etnias, conseguiram sementes de milho no sistema troca troca na Secretaria de Agricultura.

AGRADECIMENTO

Quero agradecer de publico a Diretora de Programas para Comunidades Tradicionais da SUBCOM/SEPPIR a Sr. Ivonete Carvalho, pela dedicação e atenção que ela tem pelas comunidades, nestes quatro anos em que fui Presidente da ONG CIEM sempre que solicitei ajuda da SEPPIR sempre fui muito bem atendido. Quero também divulgar um produto de uma comunidade Fazenda quilombo Mesquita de Goiás, para que sirva de motivação para nossas comunidades aqui de Canguçu, e também realize projetos como este, e também usem o SELO QUILOMBOLA na qual a Ivonete também fará em breve o lançamento aqui no estado. Obrigado também pelo presente.



                                                         Elton Santos




REUNIÃO MENSAL DA ONG CIEM


Aconteceu sábado (16) a reunião mensal da ONG Ciem, contou com integrantes de todos os quilombos e o Assessor de Etnias Elton Santos, os agentes de Desenvolvimento local Alex Borges Mendes e Maica Tainara. A reunião foi Presidida pelo Presidente da ONG CIEM Sr.  Arnaldo Dias, a qual deu as boas Vindas a Sr Ivonete Carvalho da SEPPIR, que veio de Brasília para Participar da Audiência Publica e ficou na Cidade de Canguçu para participar da reunião da ONG, que foi muito importante sua participação na qual detalhou sobre o que ta acontecendo a nível de País na questão quilombola, sobre os direitos e programas do Governo Federal para as comunidades, Falou de sua experiência visitando comunidades quilombolas e Ciganas de todo país, com projetos bem sucedidos e falou também das características e diferenças de cada comunidade. E também relatou de sua viagem aos Países da África, e a contribuição Brasileira e da seppir com o projeto “casa de Farinha” para os irmãos africanos.

AUDIÊNCIA PUBLICA


Sexta feira (15) aconteceu na Câmara de vereadores de Canguçu, uma Audiência Publica convocada pelos quilombolas de Canguçu juntamente com a Federação, com objetivo de esclarecer sobre o projeto minha Casa. Participaram da audiência como convidado O Prefeito Municipal Casio Mota, o Assessor de
Etnias Elton Santos, A secretaria de Assistência Social Mara Mota, O gerente da Caixa Econômica Federal, e a Senhora Izabel do Quilombo Chácara das Rosas do Município de Canoas, o Betinho da Federação Estadual quilombola, Veio também de Brasília para participar do encontro a Ivonete Carvalho da SEPPIR, mas não chegou a tempo na Audiência por atraso no Vôo de Brasília. A platéia esteve lotada com quilombolas de todas as comunidades quilombolas de Canguçu, e que ouviram atentamente as explicações sobre o projeto, e saíram satisfeitos com o sucesso da audiência, que de fato foi esclarecedora