BLOG SOB RESPONSABILIDADE DE ELTON SANTOS, POSTAGEM DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CANGUÇU E REGIÃO

terça-feira, 30 de setembro de 2008


Recebemos o email do nosso companheiro e presidente em Licença do CODENE Jose Antonio dos Santos da silva, denunciando seu descontentamento, para com o Governo do Estado, Somos solidarios e estamos na luta por que somos a favor da transparencia.


Companheiras e Companheiros

O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social-SJDS, publicou em 09/09/2008, Edital de Eleições do CODENE. Foram constatadas varias irregularidades na forma com que o Governo e a Direção do CODENE em exercício fizeram os encaminhamento.

Por isto nós da União de Negros pela Igualdade-UNEGRO, entramos com Oficio solicitando uma serie de documentos para podermos averiguar os motivos da pressa do Governo do Estado em realizar as eleições no Conselho.

Caso nosso documento não seja respondido em tempo hábil, entraremos com solicitação junto ao Ministério Publico para anulação do Edital.

Queremos deixar bem esclarecido, que não somos contra a realização das Eleições no Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do RS-CODENE, mas que somos parceiro que esta eleição tenha a lisura e transparência em seus atos.

Pois da forma que esta sendo encaminhado esta parecendo um golpe para aproveitar a licença do atual presidente, para que seu mandato não seja concluído.

Abaixo estamos colocando o Oficio encaminhado a Direção em Exercício do CODENE e o Edital.

Também queremos informar que foram encaminhados Ofícios a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALERGS e a Comissão Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola RS, com o objetivo de realização no próximo dia 29 de setembro, às 09 horas, na ALERGS de Audiência Publica com a Sociedade Civil, Governo do Estado e Direção em Exercício do CODENE, para que possamos dar continuidade no processo.

Atenciosamente,

JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS DA SILVA

Presidente em Licença do CODENE

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

GESAC E TELECENTRO - RADIO

Foi encaminhado hoje, o projeto para a parceira a ELETROSUL, que vai fazer a doação de Oito mil reais para o telecentro da Associação quilombola de Manoel do rego. Dentro do projeto Luz para todos, Serão cinco computadores completo, com tela de lcd de 17 pol, 1 impressora a lazer, 1 hub, 1 switch, 6 cadeiras estofadas, 6 mesa para computadores, 1 armario de aço com chave, 1 balcão para impressora, todos novos 5 estabilizadores, cabeamento para intalção de rede e instalação elétrica, todos os itens serão novos. Este proje na execução tera como parceiro a ong CIEM, a secretaria de Cultura, e a Escola Santo Angêlo.


Demandas de Antena GESAC no Rio Grande do Sul


èDemandas de GESAC com projetos já inaugurados

Cidade

Entidade


Contato
Responsável

Público Alvo


Júlio de Castilhos

Escola Estadual de Ensino Fundamental 15 de Março


Delma Luiza Saggin de Bortoli (55)91520118

Assentamento

Termo em Brasília







èDemandas com projetos à serem inaugurados em 2008

Cidade

Comunidade


Contato
Responsável

Público Alvo

Situação

Bagé

Comunidades Quilombolas de Palmas


Romário Alves - 53 99798309 e Eliege - 53 99519608

Quilombola

não conseguiram contato

Canguçu

Comunidade Manoel do Rego


Elto - 53 32527455/81248504
elto_santos@hotmail.com

Quilombola

encaminhado roteiro telecentre - falta GESAC

Eldorado do Sul

Associação Estadual Carlos Dorneles


Paulo Ramos de Jesus - 51 32269085
lurdesmtd@yahoo.com.br

Pequenos agricultores

encaminhado roteiro telecentro e GESAC

Canguçu

Rádio Quilombola de Canguçu


Joel Paulo Assis Farias - 53 81226075

Movimento Pequenos Agricultores - MPA


Canguçu

Associação de Radiodifusão Comunitária da Região Quilombola de Canguçu


Joel Sandro de Oliveira- 53 81226075

Quilombola

GESAC E TtELECENTRO

São Miguel das Missões

Associação Pequenos Agricultores


Jorge Duarte- 5197121558

Pequenos Agricultores

GESAC E TELECENTRO

sábado, 27 de setembro de 2008

Constituição Federal

texto constitucional é referida através da seguinte redação:

Art 68. Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.

Luiz Inácio Lula da Silva

“...reivindiquem. Tem gente que pensa que eu acho ruim que reivindique, não acho. Acho que vocês têm que reivindicar, têm que cobrar, têm que cobrar, têm que brigar, porque nós tendemos a nos acomodar com a nossa agenda cotidiana. O que determina o nosso grau de nervosismo é a agenda contínua que nós atendemos. E como vocês têm uma dívida de séculos a resgatar neste País, vocês conquistaram o direito de reivindicar muito mais do que qualquer outro segmento da sociedade brasileira...”

Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente do Brasil

Comunidade Quilombola de Manuel do Rego

A comunidade remanescente de quilombos da Solidez foi à primeira Comunidade através da ONG Palmares de São Leopoldo que veio começar este trabalho nas comunidades, e foi no governo de Olívio Dutra com o RS Rural, um programa do governo do Estado, para ajudar as comunidades remanescente de Quilombos, e depois no Governo do presidente Lula, que se teve esta política especifica para indígenas e os nossos afro descendentes, este trabalho na comunidade de Solidez já tem mais de cinco anos, e a comunidade tem dado resposta no crescimento e organização, sendo quase como modelo e estimulo para as outras seis comunidades existentes no município, organizadas e reconhecida, pois sabemos que existem muito mais comunidades quilombolas no interior do município, a comunidade de solidez tem três anos de associação constituída e registro de Cnpj. Já esta sendo concluída o predio onde abrigara a radio comunitária com outorga e o tele centro de informática num projeto do Luz para todos. Esta e a comunidade quilombola de Manoel do rego que tem 32 famílias têm ainda em destaque o coral, que fizeram inúmeras apresentações. Fica em torno de 20 km da cidade de canguçu.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

20 de Novembro, Dia da Consciência Negra

Dia 20 de Novembro do ano de 2007, ficou marcado por ter sido realizado, em Canguçu o dia do Zumbi de Palmares, a Ong CIEM juntamente com a prefeitura de Canguçu, a secretaria de Cultura e esporte, secretaria de educação, não medirão esforços para a realização deste evento que tanto representa para o povo negro de canguçu. A data de morte do ícone da resistência á escravidão Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695, e lembrada atualmente em mais de 200 municípios de todo País como o dia da consciência negra. Esta programação tão especial aconteceu no Cine Teatro no centro da cidade.
Participaram seis comunidades quilombolas, e vinte escolas da rede municipal de ensino, e contou além de palestras apresentações das escolas, corais e terminou com a cantora Jiamaré da cidade de pelotas cantando musicas afro. Este ano a ong CIEM já tem data marcada com todas as comunidades quilombolas do interior do município para elaborar a programação do dia 20 de novembro de 2008, temos a certeza que este ano também será um sucesso o dia da consciência negra.