BLOG SOB RESPONSABILIDADE DE ELTON SANTOS, POSTAGEM DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CANGUÇU E REGIÃO

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Leitor Desabafa: Vão querer que eu mude de pele para conseguir um emprego e ter uma vida digna?
O Email abaixo foi enviado ao site CGU EM FOCO pelo email
gutopinz@yahoo.com.br. Leia com atenção a manifestação do Leitor:

Caros blogueiros estou tentando achar um horizonte em minha vida, pois a situação está muito difícil. Hoje pela manhã liguei para o nosso SINE para saber se havia vagas de emprego no município, a resposta do amável senhor que atendeu foi “NÃO” e ainda me disse mais, “Por aqui a coisa ta difícil”. Sai um pouco na esperança de quem sabe conseguir alguma coisa mas nada, quando voltei pensei num monte de besteiras.Sou Canguçuense tenho 24 anos, negro, filho de pai negro e mãe branca, já fiz cursos de informática, inglês, atendimento ao cliente, sebrae, senac e etc... Já passei em vestibular, mas nunca cursei porque é impossível ir a Pelotas todos os dias mesmo com o transporte de estudantes, pois pra mim pesa muito no final do mês e durante a semana, sou uma pessoa comum eu preciso comer e comida ta cara demais. Sinto-me e provo que estou mais preparado que boa parte dos candidatos a emprego, mas eu sou negro né e vivo em uma cidade ainda preconceituosa. Já levei curriculum em praticamente todos os locais possíveis de se conseguir vagas e nada. Poxa, ai eu fico lendo quando é possível os blogs e vejo os comentários de tantas verdades sobre o nosso município e isso cada vez mais me entristece, não dá pra admitir que existam tantos contratos na prefeitura de gente não capacitada para os cargos, pura politicagem, nos comércios só se emprega descendentes de origem alemã, eu sou negro filho de Deus também, perante Ele e perante a lei dos homens somos todos iguais, esses dias foi deixar meu curriculum na loja de um senhor mal humorado e ele me olhou e me perguntou varias coisas e por fim me questionou: qual é a tua religião? Eu respondi, Espírita, ele me xingou e me chamou de batuqueiro. Não agüento mais esses preconceitos impregnados na sociedade Canguçuense, aqui quem tem dinheiro também leva junto o poder de rotular as pessoas e difamar outras. Muitos amigos meus na mesma situação, aderiram a venda de drogas pra sobreviver está sendo mais fácil, tem cara que há um mês atrás só comia pão velho, arroz e feijão hoje só come queijo minas, strogonoff e lasanha, tamanha é a facilidade de venda do crack, tem meninas de quinze anos se vendendo por cinco reais pra comprar a maldita pedra. Mas eu não vejo ninguém falar nisso, ninguém fazer nada por ninguém. Só aparecem quando é pra pedir votos, eu juro pra vocês que se alguém for preso nas próximas eleições por correr candidato a pedradas este sou eu. Nós não temos emprego, não temos apoio nas áreas culturais, os professores vivem em total desleixo, não temos ruas calçadas nos bairros pobres, a policia ao invés de cuidar os bandidos fica olhando de cara feia para os honestos, quem tem vontade de se expressar é perseguido não só pelos poderosos em si, mas por seus cupichas espalhados por ai. To cansado dessa vergonha!Sou NEGRO sim! Vão querer que eu mude de pele para conseguir um emprego e ter uma vida digna?Desculpa se ouver erros de português, mas estou nervoso, obrigado e até breve!
Postado por Augusto Pinz - MrPinz (53) 8126-3414

Nenhum comentário: