BLOG SOB RESPONSABILIDADE DE ELTON SANTOS, POSTAGEM DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CANGUÇU E REGIÃO

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Leitor Desabafa: Vão querer que eu mude de pele para conseguir um emprego e ter uma vida digna?
O Email abaixo foi enviado ao site CGU EM FOCO pelo email
gutopinz@yahoo.com.br. Leia com atenção a manifestação do Leitor:

Caros blogueiros estou tentando achar um horizonte em minha vida, pois a situação está muito difícil. Hoje pela manhã liguei para o nosso SINE para saber se havia vagas de emprego no município, a resposta do amável senhor que atendeu foi “NÃO” e ainda me disse mais, “Por aqui a coisa ta difícil”. Sai um pouco na esperança de quem sabe conseguir alguma coisa mas nada, quando voltei pensei num monte de besteiras.Sou Canguçuense tenho 24 anos, negro, filho de pai negro e mãe branca, já fiz cursos de informática, inglês, atendimento ao cliente, sebrae, senac e etc... Já passei em vestibular, mas nunca cursei porque é impossível ir a Pelotas todos os dias mesmo com o transporte de estudantes, pois pra mim pesa muito no final do mês e durante a semana, sou uma pessoa comum eu preciso comer e comida ta cara demais. Sinto-me e provo que estou mais preparado que boa parte dos candidatos a emprego, mas eu sou negro né e vivo em uma cidade ainda preconceituosa. Já levei curriculum em praticamente todos os locais possíveis de se conseguir vagas e nada. Poxa, ai eu fico lendo quando é possível os blogs e vejo os comentários de tantas verdades sobre o nosso município e isso cada vez mais me entristece, não dá pra admitir que existam tantos contratos na prefeitura de gente não capacitada para os cargos, pura politicagem, nos comércios só se emprega descendentes de origem alemã, eu sou negro filho de Deus também, perante Ele e perante a lei dos homens somos todos iguais, esses dias foi deixar meu curriculum na loja de um senhor mal humorado e ele me olhou e me perguntou varias coisas e por fim me questionou: qual é a tua religião? Eu respondi, Espírita, ele me xingou e me chamou de batuqueiro. Não agüento mais esses preconceitos impregnados na sociedade Canguçuense, aqui quem tem dinheiro também leva junto o poder de rotular as pessoas e difamar outras. Muitos amigos meus na mesma situação, aderiram a venda de drogas pra sobreviver está sendo mais fácil, tem cara que há um mês atrás só comia pão velho, arroz e feijão hoje só come queijo minas, strogonoff e lasanha, tamanha é a facilidade de venda do crack, tem meninas de quinze anos se vendendo por cinco reais pra comprar a maldita pedra. Mas eu não vejo ninguém falar nisso, ninguém fazer nada por ninguém. Só aparecem quando é pra pedir votos, eu juro pra vocês que se alguém for preso nas próximas eleições por correr candidato a pedradas este sou eu. Nós não temos emprego, não temos apoio nas áreas culturais, os professores vivem em total desleixo, não temos ruas calçadas nos bairros pobres, a policia ao invés de cuidar os bandidos fica olhando de cara feia para os honestos, quem tem vontade de se expressar é perseguido não só pelos poderosos em si, mas por seus cupichas espalhados por ai. To cansado dessa vergonha!Sou NEGRO sim! Vão querer que eu mude de pele para conseguir um emprego e ter uma vida digna?Desculpa se ouver erros de português, mas estou nervoso, obrigado e até breve!
Postado por Augusto Pinz - MrPinz (53) 8126-3414

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Companheir@s,
Recebemos um convite para participar de uma reunião nessa terça-feira (18/08) com a SEPPIR e outros seguimentos do Movimento Negro para tratar da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial.O assunto deve entrar em votação nessa quarta (19/08) na Comissão Especial na Câmara, e a intenção é buscar um entendimento entre as partes interessadas no tema.Segundo informações que obtivemos, participará dessa reunião um representante de cada seguimento do MN, e eu to indo para representar os interesses do nosso movimento quilombola. Ciente de que não podemos recuar em uma vírgula no que diz respeito ao texto que trata da regularização dos territórios quilombolas, comprometo-me a enviar notícias logo após o cumprimento dessa agenda
Atenciosamente,

Ronaldo dos Santos
Coordenador Executivo da CONAQ

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ATIVIDADE EM SÃO LOURENÇO







REUNIÂO MENSAL

Neste sábado dia 15 de agosto às 9h, a diretoria executiva da ONG CIEM, juntamente com os presidentes das comunidades quilombos estará reunida para mais uma reunião mensal, vários assuntos estarão a ser debatida, também uma avaliação das inscrições de casas do projeto minha casa minha vida, o assessor especial das etnias também participará e tem novidade do projeto de criação de galinha caipira.

GRIPE

Os responsáveis pela saúde, e os meios de comunicações estão empenhados divulgar e acabar com o vírus desta gripe, que infelizmente já chegou no nosso município, todos estão consciente do perigo que representa, mas cada um tem que fazer sua parte, e a ONG CIEM também quer alertar principalmente as comunidades quilombolas a ter o maior cuidado e seguir os conselhos que estão sendo divulgado pelos meios de comunicação.

secretaria de cultura

Nesta sexta feira o coordenador da ONG CIEM Jose Alex Mendes, esteve reunido com o assessor especial das etnias da secretaria de Cultura Sr Elton santos, e a professora da Universidade federal de Pelotas a Professora Georgina. Onde fecharam acordo de cooperação para um grande projeto a ser desenvolvido pela secretaria, ONG e faculdade, nas comunidades remanescentes de quilombos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Reunião cancelada

A Coordenação do Fórum resolveu cancelar a reunião que seria realizada em agosto. Motivo: Prevenção em razão da disseminação do vírus Influenza A no RS.

Grata,

Rosângela Costa Alves
Secretária do Fórum

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PAI


Mensagem aos Pais Dia dos pais!!!


Pode ser novo, pode ser velho; Pode ser branco, negro ou amarelo; Pode ser rico ou pobre; Pode ser solteiro, casado, viúvo ou divorciado; Pode ser feliz ou infeliz; Pode estar aqui ou já ter ido embora; Pode ter tido filhos ou adotado-os; Pode ter casa ou morar na rua; Pode usar terno ou tanga; Pode ser Deus ou humano; Pode estar trabalhando ou desempregado; Pode ser tanta coisa ou simplesmente PAI. Mas todos, sem faltar um sequer fazem parte da Criação. Que não só hoje, mas em todos os dias desta vida possas ser lembrado como aquele que: muitas vezes não dormiu, muitas vezes ficou pensando na comida para levar para casa, muitas vezes engoliu sapos, muitas vezes chorou escondido, muitas vezes gargalhou, muitas vezes perdeu a hora, mas nunca deixou de pensar na coisa mais importante da sua vida: NÓS!!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MAIS UMA CERTIDÃO

E a vês da Comunidade remanescente de quilombos do Iguatemi estar de Parabéns, pois chegou à certidão de auto definição da comunidade. A Comunidade sabe da importância do documento, agora já são seis Comunidades reconhecidas pela fundação palmares em Canguçu, agora só falta a Comunidade Moçambique receber, pois seus documentos já foram enviados, e também a nova Comunidade do Cerro da Boneca que esta no começo de sua organização.

Reunião da Ong

No dia 15 de agosto tem reunião da ONG Ciem, que será presidida pela primeira vez pelo novo coordenador Jose Alex Borges Mendes, assuntos importantes serão debatidos, avaliação do primeiro semestre, e projeção do segundo semestre, terá a participação dos presidentes das Comunidades, e do assessor especial das etnias da secretaria de Cultura de canguçu, Sr Elton santos.

UNICEF


33 mil jovens deverão ser assassinados no Brasil entre 2006 e 2012, diz Unicef

Jovem negro tem 2,6 mais chance de ser assassinado que um branco.Homicídios representam 45% das causas de morte entre os adolescentes.
Nathalia Passarinho e Rafael Targino Do G1, em Brasília
Mais de 33,5 mil jovens de 12 a 18 anos deverão perder a vida por homicídio entre 2006 e 2012, caso os índices de violência no país não se alterem nos próximos anos. O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), pesquisa realizada em conjunto pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e organização não governamental Observatório de Favelas, foi divulgado nesta terça-feira (21). De acordo com o levantamento, a média de adolescentes assassinados no Brasil antes de completarem 19 anos é de 2,03 para cada grupo de mil. O número é considerado elevado, já que, segundo os organizadores da pesquisa, uma sociedade não violenta deveria apresentar valores próximos de zero.O índice revela o risco de mortalidade por assassinato entre jovens brasileiros e estima quantos adolescentes com pelo menos 12 anos serão vítimas de homicídio antes de completarem 19 anos. Para o levantamento, foram coletados dados de 2006 sobre assassinatos de adolescentes em 267 municípios com mais de 100 mil habitantes.
Ranking por região
O levantamento revela disparidade entre as condições de segurança nas diferentes regiões do país. Em 34% dos municípios pesquisados, o IHA foi inferior a um adolescente assassinado para cada grupo de mil, enquanto cerca de 22% das cidades obtiveram valores superiores a três jovens mortos.

Outros 7% dos municípios, no entanto, puxaram o índice para cima, por apresentarem valores superiores a cinco adolescentes assassinados para cada mil. O município com o pior resultado é Foz do Iguaçu (PR), onde o IHA é de 9,7. A estimativa é de que 443 jovens com menos de 19 anos sejam assassinados nessa cidade entre 2006 e 2012.

Em segundo lugar, está Governador Valadares (MG), com um índice de 8,5 jovens mortos para cada mil. Entre as capitais, Maceió e Recife lideram o ranking de homicídios entre adolescentes, ambas com uma média de 6,0 jovens mortos para cada mil. O Rio de Janeiro aparece com índice de 4,9.
Grupos de risco
A pesquisa revela ainda que a probabilidade de ser vítima de homicídio é quase 12 vezes maior para homens. Mostra também que a população negra é a que mais sofre com a violência. O risco de um jovem negro morrer assassinado é 2,6 vezes maior em relação a um branco.

Atualmente, os homicídios representam 45% das causas de morte entre os adolescentes. Segundo o levantamento, o risco de assassinato é maior para a faixa etária de 19 a 24 anos, e decresce a partir daí.A maior parte dos homicídios ocorre por arma de fogo, o que, segundo o relatório, reforça a importância do controle de armamento nas políticas de redução da violência.