BLOG SOB RESPONSABILIDADE DE ELTON SANTOS, POSTAGEM DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CANGUÇU E REGIÃO

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Batuque no Hospital

É com grande satisfação que encaminhamos email das organizações em Defesa das Religiões de Matriz Africana e contra intolerância religiosa que obtiveram significativo avanço diante da abertura do espaço inter - religioso do Grupo Hospitalar Conceição em porto Alegre. Em anexo o conteúdo grande aSé a todos (as).


RELIGIÕES DE MATRIZ E AFRICANA E CEPPIR-GHC COMEMORAM ESPAÇO INTER-RELIGIOSO EM UMA AÇÃO PIONEIRA NO BRASIL QUISSÁ NO MUNDO

Parecia que estávamos em qualquer lugar, menos em um hospital. Historicamente os hospitais brasileiros estiveram ligados ao catolicismo e na sexta-feira havia toque de batuque retumbando nos corredores do Cristo Redentor. Quem entrasse no Espaço Inter-religioso veria montada uma farta mesa de orixás.

Em tempos de intolerância religiosa, o Grupo Hospitalar Conceição através da CEPPIR/GHC dá exemplo de respeito à diversidade e insere a assistência espiritual e religiosa de matriz africana à seus pacientes, funcionários e comunidade. Por reconhecer que o Brasil é um estado laico, transforma a antiga capela do Hospital Cristo Redentor em um "Espaço Inter-religioso" onde todas as religiões que tiverem vontade poderão fazer seus cultos e prestar assistência aos seus seguidores.
Na sexta feira, dia 17 de outubro, aconteceu a primeira celebração das religiões de matriz africana no HCR.

Participando de escala organizada junto a direção do hospital, as religiões de matriz africana terão rituais nas tardes de sextas-feiras a partir das 15 horas. Por enquanto estarão dando atendimento Mãe Norinha, Mãe Angélica, Bábá Diba e Pai Xandeko.

Parabéns a CEPPIR que segue sua caminhada institucional quebrando paradigmas em busca da eqüidade.
Parabéns aos religiosos que na sua luta pelo direito de exercer suas crenças não tem medido esforços para serem respeitados.
Parabéns a direção do Grupo Hospitalar Conceição que mais uma vez demonstra que trabalha para toda a comunidade.

Importante ressaltar a pessoa do Sr. Waldir Bohn Gass, que coordenou o projeto.

Nenhum comentário: