BLOG SOB RESPONSABILIDADE DE ELTON SANTOS, POSTAGEM DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CANGUÇU E REGIÃO

domingo, 30 de maio de 2010

CULTURA, TERRA E RESISTÊNCIA


Meta dos três dias de capacitação é a construção de material e currículo para comunidades Quilombolas de Canguçu.
 o curso de capacitação dos professores de História que atuam em Canguçu. A ideia da ação, além de discutir aspectos étnico-culturais dos afro-descendentes presentes nos Quilombolas e nas escolas onde frequentam, é construir um programa curricular específico a essa etnia.
Para a Vice-Prefeita Mariza Eslabão, a proposta do Curso se traduz numa educação diferenciada, justa por permitir o real conhecimento da história do Brasil, do RS, de Canguçu e principalmente das comunidades Quilombolas. Destacou também que a Administração Municipal tem trabalhado em projetos e ações de melhoria social e geração de renda para Quilombolas.
O curso tem sua importância justamente porque permite aos educadores uma atualização e instrumentalização do currículo o que levará a práticas pedagógicas capazes de equalizar equívocos históricos, balizadas pelo olhar da pluralidade cultural que compõe o Brasil.
- O Brasil tem a população mais africanizada do mundo fora do continente africano – destacou o palestrante, Amauri Mendes Pereira, Doutor e Professor da Universidade do RJ. Ainda, disse que a necessidade de um trabalho como o que está proposto se justifica porque a África tem uma história belíssima e que a metade dos escravos traficados anterior ao século XX vieram para o Brasil.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), há “A necessidade imperiosa da formação de professores no tema Pluralidade Cultural. Provocar essa demanda específica na formação docente é exercício de cidadania. É investimento importante e precisa ser um compromisso político pedagógico de qualquer planejamento educacional/escolar para formação e/ou desenvolvimento profissional dos professores” o que evidencia promoção da cidadania e da inclusão como importante meta pedagógica.
Por essa razão, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes e a Secretaria Municipal de Cultura juntamente com a Universidade Federal estão promovendo o curso num total de 40 horas com três dias de jornada de trabalho, envolvendo os meses de maio, junho e julho.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Canguçu

Nenhum comentário: