BLOG SOB RESPONSABILIDADE DE ELTON SANTOS, POSTAGEM DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CANGUÇU E REGIÃO

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

AGRADECIMENTO

Em nome de todos os integrantes da CIEM, agradecemos ao jornal da tarde, e os apresentadores Augusto Pinz e Josué, pela oportunidade em seu programa e a Radio Cultura pelo espaço, sabemos da importância de ocupar todos os meios de divulgar nossa cultura, nossa luta e nossos objetivos, muito obrigado, e estamos solidários a todos os bens intencionados.

2 de Dezembro de 2008

Élton Santos participa do Jornal da Tarde

O Presidente da ONG Centro de Integração das Entidades da Metade Sul (CIEM), Elton Santos, esteve nesta terça-feira (02) no programa Jornal da Tarde na rádio Cultura AM falando sobre o trabalho da ONG na região, principalmente com as comunidades Quilombolas do Interior do município de Canguçu. Segundo Elton Canguçu tem hoje em torno de 7 comunidades devidamente registradas na fundação Palmares.
As três primeiras comunidades quilombolas trabalhadas pelos projetos da ONG foram A Comunidade Maçambique, Armada e Solidez. Para Elton o avanço das comunidades ocorreu após o início do Governo Lula que começou a respeitar as leis que reconheciam a dívida que o país tem com a raça negra. Ele também destacou o governo Olívio Dutra (PT) no RS que, através do RS Rural colaborou bastante para o crescimento das comunidades.


TERRAS QUILOMBOLAS
Elton também falou sobre uma questão que tem sido mal interpretada por algumas pessoas em Canguçu, que é a questão de uma parceria com o INCRA para que aconteça o reconhecimento das terras dos quilombos para as famílias que moram nas áreas tenham escritura das terras. Sem as escrituras os moradores não conseguem tirar financiamentos e nem ajuda do governo Federal para plantação.
“ – No herval surgiu um boato de que iam desapropriar dois mil hectares de terra. Isso não existe. Tão dizendo que é o MST negro. Eu reconheço o trabalho do MST, mas nosso movimento é outra coisa. Nós queremos é aproveitar o dinheiro que vem do Governo Federal para as comunidades” disse Elton.
Mais informações: http://www.cpisp.org.br/terras/asp/ficha_resumo.asp?terra=r&tipo=t&codigo=10194

DISCRIMINAÇÂO
Perguntado sobre descriminação nos dias atuais, Elton foi enfático:
“ – A discriminação hoje é das piores que existe. É a silenciosa. A Questão desse boato de desapropriar é um exemplo. Claro que hoje o negro esta tendo seu espaço, mas a gente sabe que ainda existe isso. A Gente vai à comunidade e pede que eles valorizem isso. Se ser italiano é bonito, ser negro também é bonito” – falou. Elton também comentou a importância e o otimismo em relação à eleição de um negro para presidir a maior nação do mundo. Ele disse que Barak Obama no comando dos EUA pode mudar o pensamento e diminui o preconceito.


COTAS PARA NEGROS
Elton se mostrou favorável às cotas para negros nas universidades. Ele disse que sabe que existe muita discussão em cima do tema, mas ele não foge do posicionamento favorável.
“ – É uma forma de inserir o negro na sociedade. O Pobre e o negro não como pagar um curso. É um baita avanço.”

CURSOS
A ONG também está fazendo uma parceria com o projeto LUZ PARA TODOS (LPT) e a ELETROSUL, para realização de um curso de Eletricista nos dias 09 e 10 de Dezembro. Estarão participando 30 quilombolas.

Um comentário:

Augusto Pinz - MrPinz disse...

Espaço Merecido, sempre que tiver novidades estamos a disposição.
forte abraço


Augusto