BLOG SOB RESPONSABILIDADE DE ELTON SANTOS, POSTAGEM DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CANGUÇU E REGIÃO

quarta-feira, 4 de março de 2009

Educação

Promotores exigem história dos negros nos currículos
Zumbi dos Palmares, navios negreiros, Sepé Tiaraju e o tupi-guarani deveriam ser assuntos obrigatórios em todas as escolas brasileiras, mas ainda permanecem fora da maioria das salas de aula do país, segundo promotores e procuradores da República.
O aprendizado da história e cultura afro-brasileira é lei federal desde 2003 e foi ampliada por uma nova legislação no ano passado, que incluiu os povos indígenas nos currículos do Ensino Fundamental e Médio de instruções públicas e privadas do país. Como o cumprimento das normas ainda é incipiente, o Ministério Público estadual e o federal começaram cobrar a implantação do tema em pelo menos 15 Estados, incluindo o Rio Grande do Sul. Para assegurar o cumprimento da lei, os promotores e procuradores estão requisitando aos gestores municipais, estaduais e de instituições privadas informações sobre o currículo das escolas e sobre as providências adotadas para a implementação.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vem alertando os prefeitos para que revejam o currículo das suas escolas de forma a atender o que estabelece a legislação, evitando, dessa forma, responsabilização.
Fonte: jornal Zero hora

Nenhum comentário: